quinta-feira, 21 de junho de 2012

8 dicas para cuidar bem dos seus livros


Imagine você daqui a 10 anos. Agora imagine seus livros daqui a 10 anos. Sua coleção provavelmente terá aumentado muito (ou não). Mas pra isso será preciso cuidar bem deles, deixá-los bem conservados para seus filhos... E é por isso que eu vou dar dicas de como conservar essas preciosidades ♥.♥

Dica n° 1: Arrume um lugar só para os seus livros, não deixe os coitadinhos jogados em qualquer canto da casa. Não precisa ser um templo, nem ser prateleiras feitas de diamantes, desde que eles fiquem em lugares que o protejam da sujeira, da agua e que os impeçam de ficarem amassados já está bom. 

Dica n°2: Não adianta escolher um canto legal pra eles e deixa-los desorganizados. Para poupar seu tempo quando for pegar algum, arrume-os por ordem alfabética, autor, editora, cor, etc.. fica a sua escolha.

Dica n°3: Quando estiver lendo um livro, não abra totalmente ou deixe aberto em cima de uma mesa com as páginas viradas para baixo. Isso pode estragar a estrutura da encadernação. (via omo.com.br)

Dica n° 4: Limpe seus livros pelo menos a cada 15 dias, poeira não é nem um pouco saudável para livros. 

Dica n° 5: Não use a orelha do livro para marcar paginas, nem as dobre. Use um marcador. 

Dica n° 6: Não leia enquanto estiver comendo, além de sujar o livro você pode atrair cupins. 

Dica n° 7: Se você tem o costume de marcar trechos que goste, não utilize marca-textos coloridos, nem canetas, pois as tintas danificam o papel. Use um lapis.

Dica n° 8: Não empreste seus livros, sério. Pode parecer meio egoísta, pode ser meio egoísta também, mas quando você empresta um livro a alguém pode nunca mais vê-lo. Se você não tem confiança na pessoa, ou tem medo de emprestar, não empreste de forma alguma. Afinal, nunca se sabe se vai cuidar bem deles. Já emprestei livros e alguns vieram rabiscados, amassados, sujos... outros nunca mais deram noticias :/ mas isso não vem ao caso.

Enfim... Algumas coisas podem parecer frescura ou exagero, mas vale a pena depois ver seus livros bem cuidados e novinhos, né? 

E é isso, cuidem bem deles e comentem. 

Um comentário:

  1. Apoio completamente a dica sobre não emprestar os livros, e pode chamar de egoísmo se quiser. :P A gente cuida direitinho do livro e sabe exatamente quanto aquilo custou, por muitas vezes sair do nosso bolso. Aí empresta pro Zezinho e ele devolve o seu livro querido como se ele estivesse no meio do furacão Katrina sem a menor possibilidade de salvamento. Todo troncho, com as páginas dobradas (sério gente, que MANIA de dobrar o canto da página pra marcar onde parou a leitura... -.-), todo esquisito... Sério, não rola.

    Eu atualmente perdi o meu lugar de guardar livros (a coleção ficou muito grande pra caber no guarda roupas) e eles ficam empilhados em cima de uma caixa atrás da minha porta. Triste, e eu realmente espero que seja temporário. ;/

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir